Medida visa diminuir interesse dos bandidos por smartphones dificultando o repasse de mercadoria roubada
A medida não exime você de contratar um seguro de celular, mas visa diminuir o interesse dos bandidos por esse tipo de crime.
Delegacias da Polícia Civil de diversos estados agora permitem o que os usuários registrem boletins de ocorrência e bloqueiem smartphones roubados via internet.
A medida foi adotada primeiramente no Distrito Federal. Ou seja, embora seja possível fazer o bloqueio de um celular pessoalmente nas delegacias da Polícia Civil em todo o país, no Distrito Federal as vítimas têm ainda a opção de fazer isso pela internet.
Porém, é preciso deixar claro que existem diferenças entre o bloqueio feito pela Polícia Civil e aquele que é responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nesse artigo, vamos explicar para você os detalhes dessa medida.
Por que bloquear um smartphone?
A Anatel conta com um banco de dados no qual é possível checar se um determinado aparelho foi bloqueado ou não.
As razões para o bloqueio são muitas e podem ir desde a perda ou extravio do celular até furtos ou roubos.
Independentemente do motivo, o bloqueio de um smartphone faz com que ele se torne incompatível com os serviços que são prestados pelas operadoras.
Em outras palavras, é como se um celular bloqueado se transformasse em um peso de papel, pois se torna incapaz de funcionar com os SIM cards.
A Anatel criou esse serviço com dois objetivos principais em mente: reduzir o número de aparelhos piratas, com IMEIs clonados, e inibir o roubo de aparelhos, uma vez que celulares bloqueados são mais difíceis de serem repassados para outros consumidores.
Veja também - Onde fui roubado? Conheça o site que te ajuda a se prevenir!
Distrito Federal é a primeira localidade a contar com serviço online
Desde outubro de 2017 a Anatel, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, começou os testes de um programa chamado Fora da Rede.
Entre outubro do ano passado e março deste ano foram bloqueados cerca de 1,1 mil aparelhos.
Após a realização do período de testes, as medidas entraram em vigor a partir do mês de maio.
Portanto, desde o último dia 9 de maio é possível bloquear um smartphone online, diretamente no site da Polícia Federal, desde que tenha sido feito um boletim de ocorrência anterior.
A medida é válida ainda somente para os aparelhos que tenham sido habilitados a partir do dia 22 de fevereiro deste ano.
Note que a Polícia só pode bloquear aparelhos se a razão for furto ou roubo. Para outras causas, continua sendo necessário procurar a Anatel para bloquear o celular.
Como bloquear um IMEI?
Caso o seu celular tenha sido roubado e você tenha certeza de que não vai conseguir mais encontrá-lo, é possível proceder o bloqueio do IMEI.
Essa medida vai fazer com que, dentro de alguns dias, o celular simplesmente deixe de ser reconhecido por qualquer uma das redes internacionais.
O passo a passo para o bloqueio de um IMEI é simples. Antes de tudo, procure uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência (BO). Em muitos estados, é possível fazer esse procedimento pela internet.
Depois, com o BO em mãos, é hora de entrar em contato com a sua operadora ou, no caso do Distrito Federal, acessar também o site da Polícia Civil.
Ao receber uma cópia do BO ela cancela o funcionamento do IMEI, “matando” para sempre o aparelho.
Tanto o boletim de ocorrência quanto o bloqueio do IMEI são aspectos fundamentais a serem observados se você contratar um seguro de celular.
Não deixe de ver – Seguro de celular: São Paulo é o estado com o maior número de bloqueios por roubo!
Como descobrir o número do meu IMEI?
Essa é uma pergunta que muitos usuários se fazem e é bastante simples encontrar o número do IMEI do seu celular.
A primeira dica é olhar a caixa do aparelho. Muitas fabricantes incluem etiquetas em que mostram qual é o número IMEI do celular vendido.
Outra opção é conferir o certificado de garantia ou mesmo o manual. Há ainda fabricantes que incluem esse adesivo na bateria do celular. Porém, somente nos aparelhos cuja tampa traseira é removível.
Todavia, se nenhuma dessas suas opções servir para você, existe ainda outra forma bastante simples de identificar qual o número IMEI do seu produto. O passo a passo é muito simples.
Acesse o aplicativo de telefone e digite o seguinte: *#06#. Em seguida, clique na tecla para “Ligar”. O aparelho vai retornar uma mensagem de texto informando qual é o número do seu IMEI.
Nossa recomendação é que você anote o número em um papel e guarde-o em um local seguro.
Ao contratar seguro de celular, por exemplo, será preciso informar qual é o número do IMEI do aparelho. O mesmo ocorre na hora de resgatar a apólice em caso de roubo.
Bloquear aparelhos roubados pode inibir roubos
Você pode estar se perguntando: mas por que eu vou me preocupar em bloquear um celular roubado se não vou tê-lo de volta?
A resposta é simples: seu auxílio pode inibir os assaltantes a praticarem novos crimes.
Um dos atrativos do roubo de celular é a rápida saída que os aparelhos têm. Um celular roubado é vendido em menos de 24 horas na maioria das vezes, o que torna esse tipo de crime bastante rentável.
Se os aparelhos roubados começarem a ser bloqueados antes da venda os compradores, que muitas vezes nem sabem que o aparelho foi roubado, verão que simplesmente o celular não funciona, o que pode tornar esse tipo de crime menos compensador.
O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião!
comentários