Período de fim de ano sempre registra um aumento no número de furtos e roubos de celulares, por isso é importante redobrar a atenção

O final de ano está chegando e com ele aumenta o calendário de festas, encontros e compromissos que todos nós temos para celebrar a passagem de ano. Nesse período, é preciso também reforçar a segurança contra roubo de smartphones.

Isso ocorre por uma série de razões. Muitas pessoas bebem além da conta e, com isso, perdem um pouco o controle sobre tudo aquilo que se passa à sua volta. Bandidos mal-intencionados se aproveitam dessas distrações para roubar aparelhos sem que você perceba.

Além disso, esse período do ano é propício para que aconteçam acidentes com os smartphones. No Brasil, muitos decidem passar o final de ano na praia ou próximos de uma piscina e, com isso, aumentam as chances de que água cai no aparelho e o danifique.

Para evitar que problemas como esse aconteçam e tornem o seu final de ano um momento ruim, listamos aqui alguns conselhos que você pode seguir para manter o seu celular sempre seguro. Afinal, queremos que você entre 2019 com o seu aparelho bem guardado no bolso.

1 – Redobre a atenção quando estiver próximo da piscina

Descansar ao lado da piscina ao sol enquanto toma uma cervejinha e lê um bom livro: quem nunca teve vontade de fazer isso nas férias que atire a primeira pedra. O ideal seria que você deixasse o seu celular de lado nesse momento, mas sabemos que isso não vai acontecer.

Por isso, redobre a sua atenção. Mesmo que você possua um aparelho à prova d’água, evite colocá-lo na água sem necessidade. Líquidos e eletrônicos não combinam. De preferência, coloque o aparelho dentro de uma capa protetora impermeável.

2 – Evite momentos de descuido

Quando estamos de férias, ficamos mais relaxados e, por essa razão, mais propensos a se descuidar do celular. Muitas pessoas se arriscam ainda mais quando, sem perceber, deixam o celular sobre a mesa enquanto vão ao banheiro ou ao balcão do bar.

Tenha em mente que o seu patrimônio não pode ficar exposto de jeito nenhum. Redobre a segurança contra roubo mantendo o aparelho sempre junto ao seu corpo, de preferência ao alcance dos seus olhos. Basta um segundo de descuido para que um ladrão faça a festa.

Mulher mexendo em um iPhone dourado, que está sobre a mesa, com uma maçã verde ao fundo. O papel de parede do celular é de fogos de artifício.

3 – Não leve o celular para a praia

Não é apenas a água que pode ser nociva para o seu smartphone. O simples contato dele com a areia da praia pode ser o suficiente para que entradas de fone de ouvido e saídas de alto-falante fiquem entupidas, prejudicando o funcionamento do produto.

Além disso, tenha total atenção com relação à água do mar. Mesmo os smartphones que têm proteção do tipo IP67 ou IP68 – o que os torna à prova d’água – não têm garantia contra danos da água do mar, justamente pelo fato da água salgada ter um potencial nocivo maior para o produto.

Veja também – Cuidados com o smartphone nas festas de fim de ano

 

Seguro Para Celular

4 – Redobre a atenção em locais com muita aglomeração

Da mesma forma que ocorre nos shows, locais com grande concentração de pessoas requerem atenção redobrada com o smartphone e com a sua carteira. Nessas ocasiões, a segurança contra roubo passa a ser a sua prioridade, ou você pode se tornar vítima de batedores.

Eles se aproveitam de pessoas que estão distraídas e pegam os celulares do bolso, da bolsa ou da mochila sem que você perceba. Até mesmo aqueles que estão com o celular na mão correm o risco de serem roubados sem sequer perceber de onde veio o meliante.

Veja também – Dicas para não perder o celular e curtir a festa de Réveillon

5 – Deixe um contato de emergência no topo da agenda

Em algumas ocasiões, não é preciso nem mesmo um bandido para tirar o celular de você. É comum que as pessoas fiquem um pouco mais “esquecidas” nessa época do ano e acabem deixando o celular sobre a mesa, sobre a cadeira ou no banheiro.

Isso não significa um adeus. Pode ser que a pessoa que encontrar o aparelho seja honesta e queria devolvê-lo para você. Uma boa dica é deixar salvo na agenda um contato de emergência na primeira posição.

Assim, ao acessar o aparelho para obter mais informações a pessoa verá esse contato e tentará fazer uma ligação para avisar que encontrou seu celular. Acredite, há muitas pessoas boas por aí dispostas a devolver o seu produto, e você pode facilitar a vida delas com esse truque.

Veja também – Faça as melhores fotos nas festas de fim de ano

Tenha um seguro para o seu celular

Pode ser que com todos esses cuidados ainda assim, em um momento de distração, você deixe o celular cair no chão ou acabe deixando-o em algum lugar. Nesses casos não haverá muito o que fazer, infelizmente.

Porém, se você tiver um seguro para celular poderá, ao menos, minimizar o seu prejuízo. Os valores de mensalidades são bastante acessíveis e o principal benefício que você tem é a possibilidade de reaver o seu dinheiro novamente para comprar outro aparelho.

Nesse caso, você terá que fazer um boletim de ocorrência e depois que toda a documentação necessária for checada você receberá o dinheiro para comprar um aparelho de igual valor.